Bom, Soweto sem dúvidas foi um dos passeios na Africa do Sul que mais me impressionou....
Depois dos 3 dias vendo somente animais no Safari voltamos na sexta feira para Johannesburg.
Como era 6a feira, não podíamos passear muito, então precisavamos buscar um roteiro curto.
Não foi necessário pensar muito... viemos para Africa para vivenciar um estilo de vida diferente do Europeu, Americano etc. Entao, nada melhor do que ir conhecer o tal Soweto. O gueto dos negros-africanos de Johannesburg.
Com a ajuda do Hotel, encontramos um "negro-Sowetiano" interessado em ser nosso guia (por 100 euros... é claro!!!).
Eu como Brasileiro e meu amigo como Mexicano, sabiamos o significado de um país terceiro mundo. Com medo e certeza de que iríamos ser roubados queriamos deixar nosso "equipamento fotográfico" no Hotel....
Mas, nosso guia nos convenceu a levar assegurando de que não iriamos ser roubados. (Ainda bem que levei, se não, me arrependeria até hoje...!!!)
Após ensinar-nos o típico comprimento dos negro-africanos, nosso guia ja foi falando:
"Vocês podem me perguntar tudo o que quiserem desde política à minha vida pessoal.(Certeza ele se arrependeu depois....) Começamos discutindo sobre o Mandela e Apartheid e terminamos discutindo o salário dele passando por uns assuntos que meu amigo fazia questão de botar pimenta...
Soweto é muito interessante..... uma cidade onde as favelas sao vizinhas das casas de luxo.
É um lugar de união dos negros-africanos onde há alguns anos era dos poucos lugaros que lhes permitiam morar.
Hoje, mesmo sendo um lugar em situações um poucos precárias, é interessante ver que os moradores de alto luxo nem consideram a hipótese de mudarem-se para uma área diferente.
O ápice do tour foi quando passamos por uma típica "25 de Março".... O nosso guia parou no meio da rua e mandou agente descer do carro. Pensamos Fu*eu!!!
Tinha que ser brincadeira ou que ele se ofendeu com algo.
Mais nao, ele nos disse que tinhamos que caminhar por essa rua para realmente sentir a Africa.
Apreensivos (e cagando de medo) ja íamos escondendo as cameras, carteiras, e tudo mais de valor embaixo do banco do carro e no porta-luva.
Mais o nosso guia insistia: Levem tudo com vocês... quero lhes mostrar o quão seguro é esse lugar... (esse devia ganhar uma comissão dos roubos...), concordamos pensando que enquato agente caminhava ele ia andar do nosso lado no carro.
Mais, mal descemos do carro, ele pisou fundo e sumiu de vista. Nos encontramos com ele 1 quilometro à frente nos esperando com um sorriso estampado na cara que dizia: Não disse que era seguro?!?!?
1 foto vale mais que mil palavras... Aqui tem algumas fotos que "descrevem" o meu passeiozinho.

Welcome to Soweto
O Estádio Soccer City não é a unica atração de Soweto.
Vista das casas de Soweto
Carrinho de bebe é coisa de luxo.
Lavanderia
Parte da "típica 25 de Março"
Cabelereiro
Interessante ver que mesmo com uma vida super pobre e um índice de desemprego de mais de 40%, as pessoas tinham uma aparencia de contentes e de bem com a vida.
E as minhas 2 preferidas:
Menino com fundo as favelas de Soweto
Foto muito expressiva!!!